Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.

  1. Home >
  2. O Banco
  3. > Sustentabilidade

Nossa atuação

 

 

Pra gente Sustentabilidade é o desenvolvimento e execução de ações perenes, que reafirmam nosso compromisso com o desenvolvimento do Brasil, diminuam o impacto no meio ambiente e garantam uma gestão mais leve e ampliada de riscos e oportunidades para nossos clientes e colaboradores.

Nossa Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Social traz as diretrizes para o relacionamento do banco com os colaboradores, clientes, mercado, fornecedores, comunidade e governo. 

Também fornece princípios para a gestão de atividades e relação com o meio ambiente, o gerenciamento de risco socioambiental nos negócios e o desenvolvimento e a gestão de produtos e serviços.

Nós do banco BV reafirmamos o compromisso com os princípios de desenvolvimento sustentável em todas as nossas atividades e operações, pois acreditamos que podemos contribuir pela melhora do mundo.

Nossa atuação em responsabilidade social tem como propósito a transformação social e desenvolvimento do país, por meio do apoio a projetos nas áreas de cultura, esporte, infância e adolescência.

Nossa atuação em responsabilidade social está pautada em transformação social e desenvolvimento do país, por meio do apoio a projetos nas áreas de cultura, esporte, infância e adolescência

 

Cultura

CCBB – Exposição Egito – Casa da Eternidade
Apoio à arte por meio da exposição “Egito Antigo: Do cotidiano à Eternidade”

Mozarteum – Plano Anual Cultural 2020 do Mozarteum Brasileiro
Apoio à cultura por meio da promoção de apresentações de música erudita e atividades educativas.

MASP – Trisha Brown e Semana de Dança
Trisha Brown
Apoio à arte e cultura por meio da exposição “Trisha Brown: Coreografar a Vida”
Semana Paulista de Dança
Apoio à apresentação de companhias de dança de todo o Brasil em espetáculos gratuitos.

Instituto Baccarelli – Plano anual de atividades
Apoio à crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Um trabalho educacional pleno de formação musical e artística de excelência, desenvolvimento pessoal e oportunidade de profissionalização na música.

OSESP - Academia OSESP e Temporada OSESP
Academia OSESP 
Apoio à capacitação de profissionais instrumentistas, coralistas e regentes, para integrar orquestras de excelência.
Temporada OSESP
Apoio à Temporada de espetáculos 2020 da OSESP.

Instituto Querô - "Oficinas Querô", "Querô na Escola" e "Querô Comunidades"
Apoio às oficinas de capacitação de jovens de áreas periféricas na produção audiovisual.

 

Brazucah- Cine Solar e Cine Autorama
Cine Solar - Apoio ao cinema itinerante, que utiliza energia renovável solar para realizar exibições de filmes em diversas cidades do Brasil.
Cine Autorama – Apoio ao projeto de cinema ao ar livre.

Sevex Produções – Baile Partimcundum
Apoio ao teatro infantil baseado nas coleções de canções lançadas pela cantora Adriana Calcanhotto.

Grupo Galpão – Temporada Oficial 
Apoio à companhia teatral, que leva a arte do teatro popular de rua para todo o Brasil

Museu Catavento – Plano Anual de Atividades
Apoio ao Museu Catavento, que traz atividade interativas na área da ciência e proporciona experiencias únicas a crianças e adultos

Na Boca do Lobo – Exposição “O Dia Seguinte”
Apoio à exposição imersiva sobre o impacto do clima e cidades  

Choque Cultural – Escola Criativa
Apoio ao conjunto de exposições artísticas que acontecem em escolas e espaços educativos públicos, deixando como legado, pinturas e outras instalações.

Esporte

Instituto de Educação e Esporte- Rede de Núcleos Esportivos Sócio-Educativos IEE
Apoio à formação de cidadãos críticos e participativos, que impactam e desenvolvem suas comunidades através do esporte.

APABB - Projeto Movimento 
Apoio  ao “Projeto Movimento”, que tem por finalidade implantar programa de esporte, com foco no atendimento de pessoas com deficiência.

Associação Live - Circuito Day Bike & Run e Corrida Junta & Vai  
Circuito Day Bike & Run
Apoio  ao circuito de corridas com o intuito de incentivar a pratica de esporte e exercícios físicos
Corrida Junta & Vai – Lacre Amigo
Apoio à corrida que visa promover a arrecadação de lacres de alumínio para a reversão em cadeiras de rodas

Instituto Sempre Amigos - Corrida Juntos
Apoio à corrida, com objetivo incentivar a integração e senso coletivo, promovendo o trabalho em equipe e a saúde

Infância e adolescência

Parceria pela Valorização da Educação (PVE)
O projeto Contribui para a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações do grupo Votorantim, atuando em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Educação.
Nós do banco BV estamos juntos apoiando essa iniciativa através da premiação dos municípios que se destacaram no PVE, fomentamos e estimulamos o intercambio educacional, por meio de treinamentos às equipes e secretarias municipais.

Sepi - Projeto Cidadão do Amanhã
Apoio ao “Projeto Cidadão do Amanhã”, que tem o objetivo de proteger crianças, afastando-as de situações de risco e vulnerabilidade social, além de trabalhar no desenvolvimento de competências e potencialidades.

Projeto Viver - Projeto Ficar
Apoio à promoção de parceria entre famílias e o Projeto Viver, para melhorar o desenvolvimento físico, psicológico e emocional das crianças e adolescentes participantes.

Instituto Jô Clemente- Projeto Inclusão Profissional de Adolescentes
Apoio à inclusão e qualificação de 200 adolescentes com deficiência intelectual no mundo do trabalho, visando a empregabilidade  e a geração de renda.

Sustenidos-
Araçoiaba da Serra
Apoio ao fortalecimento da educação de crianças e adolescentes como sujeitos integrados positivamente à sociedade, por meio do ensino de música após as aulas.

Instituto Rogacionista
Apoio  ao projeto que oferece atividades esportivas regulares à crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, ajudando na melhora da saúde, bem-estar e reforçando a integração social e preceitos de cidadania dos beneficiados.

Idoso

Hospital do Câncer de Barretos - Amparo do Idoso
Apoio ao projeto “Amparo do Idoso”, que tem como objetivo ampliar e qualificar ainda mais as iniciativas que envolvem o atendimento ao idoso e o acompanhamento de seus familiares no processo de enfrentamento da doença.

Sociedade de Apoio ao Idoso de Porto Alegre (SPAAN) - Projeto Maturidade Protegida
Apoio no atendimento à idosos em regime de permanência prolongada, atendendo suas necessidades biopsicossociais, visando a longevidade com a qualidade de vida dos atendidos pelo projeto. 

Hospital Angelina Caron - Idoso bem cuidado
Apoio ao acolhimento, conforto e qualidade de vida de idosos para um cuidado delicado e assertivo, aumentando o índice de recuperação e longevidade dos pacientes, a satisfação de familiares e a maior disponibilidade de leitos de terapia intensiva, através de aparelhos de alta tecnologia e uma equipe altamente qualificada.

Questionário Sócio Ambiental

O banco BV, alinhado com sua Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, adota em seu processo de gestão de riscos a avaliação de risco socioambiental. Essa avaliação leva em consideração as práticas e impactos ambientais e sociais de clientes para a concessão de crédito.

Os riscos socioambientais inerentes a operação de crédito dependem de vários fatores, como as questões específicas associadas as atividades do cliente, o setor industrial e o contexto geográfico. As situações que derivam em riscos normalmente estão relacionadas à poluição ambiental, saúde e segurança, impactos nas comunidades e ameaças à biodiversidade e ao patrimônio cultural de uma região.

O Questionário Socioambiental (QSA) é documento integrante do processo de avaliação de risco socioambiental e auxilia o Banco Votorantim no entendimento das situações mencionadas acima de um jeito leve, simples e objetivo.

O QSA abrange os seguintes temas:

- Dimensão Institucional

- Dimensão Ambiental

- Dimensão Social

Para preencher o QSA, clique no link abaixo de acordo com o setor de sua empresa:

- Comércio, Indústria e Serviço

- Agropecuária

banner

Iniciativas nas áreas de negócios

Princípios do Equador

O banco BV tem orgulho em ser signatário dos Princípios do Equador, que estabelece um conjunto de critérios socioambientais observados mundialmente na análise de produtos financeiros.

Esses critérios nos direcionam na avaliação e gestão de riscos ambientais e sociais, na seleção de projetos de investimento e na tomada de decisão de crédito.

A adesão aos Princípios do Equador é voluntária e está alinhada à nossa Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental (PSRSA), porque acreditamos que o impacto se multiplica quando trabalhamos em parceria de verdade.

Saiba Mais
banner

Iniciativas nas Áreas de Negócios

Parcerias e representações

O banco BV é associado ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Trabalhamos juntos na promoção do desenvolvimento sustentável, em práticas da responsabilidade social empresarial e na construção de uma sociedade mais sustentável e desenvolvida.

Saiba Mais